Artigos de Ramón Varela

Democracia e direitos humanos (III)

Os dirigentes catalães foram condenados a penas duríssimas e impensáveis em qualquer outro país europeu, que vão de 13 (Oriol Junqueras) a 9 anos de cárcere (os Jordis: Sánchez e Cuixart) para dar-lhes um escarmento.

Democracia e direitos humanos (II)

Na segunda parte deste artigo, imos abordar os direitos coletivos. Os humanos são seres de pertença, seres que necessitam, para a sua autorrealização, estar integrados numa comunidade, ser membros um povo, que é quem os vai dotar da sua personalidade social.

Democracia e direitos humanos (I)

A democracia significa poder do povo, do «demos», mas o povo não é uma entidade abstrata, senão uma pessoa moral concreta formada por todos e cada um dos indivíduos, e, por conseguinte somente existe democracia se todos e cada um dos indivíduos podem participar na ação política em pé de igualdade, se todos podem falar, ser elegidos, eleger, se cada cidadão vale por um e não se um vale por milhares e milhares de pessoas valem menos que um.

A animalidade e a impunidade na cúspide do Estado

A regulação da monarquia na CE de 1978 volve em grande medida à Constituição de 1876 e supõe um retrocesso sobre a de 1931.

Iglesias está brincando com fogo

Hoje não está aceite impor a censura governamental dos mídia, que na Espanha foi um recurso frequente incluso em tempos da República de 1931, nem se pode acudir ao auxílio da mensagem cristã, sempre disposta a colaborar com o poder, para difundir a «verdade» oficial que deve ser propalada para que seja assumida polas mentes da cidadania, mas não por isso a «veritas hispana» da indissolúvel unidade da nação espanhola, entendida como soberania única e indissolúvel, carece de valedores menos potentes e abundantes recursos: os meios de comunicação tradicionais: rádios, televisões, jornais impressos, a grande maioria dos jornais digitais, os partidos políticos da transição, junto com Vox, e um tropel de jornalistas que se encarregam de instruir a cidadania sobre a verdade que deve imperar em cada caso.

Viva Amâncio Ortega!

Faz alguns meses que se levantou uma grande polêmica a propósito duma doação de 320 milhões de euros para a sanidade espanhola, que certos comentaristas e organizações políticas consideraram improcedente porque implica viver da caridade, ao tempo que outros demandaram praticamente um desagravo a esta magnânima personagem.

«Mentiras por verdades»

Este é o título dum artigo da autoria dum colaborador habitual de La Voz de Galicia, no que qualifica de pessoas ignorantes ou de má fé aos que dissentem das suas posições, entre os quais seguramente me incluiria. Alude de início à possibilidade de reforma da CE sempre que se faça segundo os trâmites que se estabeleceram nela.

A soberania restringida da nação espanhola

Segundo o artigo 1 da CE “a soberania nacional reside no povo espanhol, de quem emanam os poderes do Estado”, encomendando-lhe às forças armadas a missão de defender a soberania de Espanha.