Artigos de Bernardo Ramírez

Visões antagonistas

Às vezes sinto que ainda sou uma criança, que o tempo que passou não vale nada e que sei muito pouco ainda do que é viver e estar vivo.

Este povo que amo

Este povo angolano tem uma beleza que é difícil de explicar. E a minha relação com ele faz-me lembrar aquelas relações complicadas onde somos atraídos para ficar juntos, mas não conseguimos encontrar forma de nos entender.

Medos que mudam

Por circunstâncias da minha vida profissional aqui em Luanda hoje voltei ao sítio onde a minha carreira profissional começou em Angola.

Tempo certo

Uma das descobertas incríveis que tenho feito na minha vida é uma de partilha difícil. Falar de ritmos, de tempos, de forças superiores, e de tudo o que está associado a isso é algo no mínimo polémico.

As relações em Angola

Esta semana já tinha falado sobre a relação que os meus amigos Angolanos têm com o corpo. Alguém até mencionou que essa natureza se aproximava muito da brasileira.

Entre o amor e a dávida

Há uma diferença profunda entre sermos generosos e empenhados em ajudar os outros, e amá-los ou sermos amados.

Sentimentos variados

Esta semana não é fácil escolher um tema sobre o que escrever. Por um lado estou a uma semana da partida para Luanda (Angola) por três meses, por outro lado o governo português (diz-se que) anda a tentar comprar tudo o que são meios de comunicação social, ainda estou também a pensar sobre o meu último workshop de Constelações Familiares, e por último estou a construir com a C. uma máscara para o Carnaval que dá muito trabalho misturado com prazer.