Artigos de Bernardo Ramírez

A Revolução das Redes Sociais

Em muitas empresas e organizações começa a existir um conflito profundo entre o trabalho e o tempo que os trabalhadores gastam com as redes sociais. Antigamente esse problema não se punha porque a quantidade de coisas que uma pessoa podia fazer no local de trabalho, para além de trabalhar, era muito reduzida. Hoje existe a proliferação dos bens tecnológicos e com eles a quantidade de tempo e atenção que se despendem em actividades nomeadas não produtivas.

Amor e identidade

Todos sofremos de problemas de identidade: as pessoas e os países. E nisso somos todos iguais. Portugal sofre da crise de identidade do que já foi e do que ainda queria vir a ser. Hoje continuamos sempre a querer ser outra coisa: a querermos ser americanos, finlandeses, russos (tudo menos espanhóis que nós os portugueses somos muito melhores que os espanhóis). Os meus irmão galegos, pelos menos com o meu olhar, também sofrem das suas crises de identidade: não querem ser espanhóis, sentem a sua língua e culturas ameaçadas, e por isso sentem-se tantas vezes aprisionados na sua descoberta da identidade.

Todas as histórias têm um início

Todas as histórias começam pelo princípio. É a sua natureza. Esta história começa há cerca de 11 anos, ia o ano de nosso senhor 1998 quando, quase por acidente, tropecei num grupo de galegos encabeçados pelo que viria a ser o meu querido amigo Xurxo.