Artigos de Joam Evans Pim

Métrica eleitoral

Considerando o nosso peculiar histórico, não é de estranhar que alguém tenha sugerido deixar de celebrar as eleições ao senado espanhol na Galiza.

Messianismo e elites políticas

A rotura e saída de uma parte das pessoas e coletivos que formavam parte da frente nacionalista maioritária tem provocado nos dous últimos meses um despertar de coletivos auto-proclamados e competições entre múltiplos líderes messiânicos.

Democracia direta galega

“¡Vivan las cadenas!” Em 2012 celebrarão alguns, e com certeza o Estado, o bicentenário da Constituição das Cortes de Cádiz, popularmente conhecida como “La Pepa”, que inaugura a revolução liberticida dos ilustrados liberais espanhóis e cujas consequências funestas perduram até hoje.

Pedagogia linguística inversa

A psicologia inversa (ou reversa) é uma técnica paradoxal pola qual se encoraja uma crença ou comportamento oposta à desejada com o intuito de alcançar esta última. Este tipo de intervenção apoia-se no princípio da “reactância”, que prevê uma resposta negativa às imposições percebidas, resultando na adoção da conduta ou posição contrária. Trata-se de uma estratégia cognitiva muito recorrente com crianças, onde a reactância irreflexiva é maior. Ora bem, nem sempre funciona.

A paróquia galega: 30 anos de omissão

Tanto nas comemorações do trigésimo aniversário da “charte octroyée” galega de 1981 como nos teatrais debates para a sua revisão que tiveram lugar na década passada (veja-se, por exemplo, a proposta do BNG de 2005) houve amplo acordo para a omissão de uma das mais importantes reivindicações históricas do movimento de construção nacional galego: o reconhecimento da personalidade jurídica da paróquia rural.

Língua e eugenia

A eugenia (em inglês eugenics), muito esquematicamente, consiste na aplicação de políticas públicas para a melhora genética de uma população. Galton definiu-a como “o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente”. Introduzida polo darwinismo social, teve o apoio de economistas liberais como Keynes, socialistas fabianos como H.G. Wells ou conservadores como Churchill. Qualidade genética estaria relacionada com classe social, defendendo-se a esterilização dos grupos inferiores (i.e., mais pobres, na lógica industrial capitalista) para o benefício da sociedade.