Artigos de José Tubío

Outra Europa é possível (revival)

A “Assembleia”, hoje “Parlamento Europeu”, criou-se em 1958 como órgão comum da CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aceiro) e do Euroatom (energia nuclear) para “representar a cidadania”. Porém, até 1979 as europarlamentares não eram eleitas por sufrágio direto senão que eram designadas polos parlamentos dos Estados membros.

Eucaliptos do país

Dous idosos conversam sobre as plantações no monte. Um deles indica que já não planta mais "eucalipto do país", senão do outro. "O nitens", afirma acenando o interlocutor, acrescentando: "come-o menos o bicho".

Moeda baldia

Graças à lei estatal ou à de agregações de Estados no caso da eurozona, existem entidades, qualificadas estatalmente como bancárias, capazes de colocarem em circulação dinheiro de curso legal, tão desamparado de bens tangíveis ou contravalor como o papel emitido polos bancos centrais. O resto de pessoas, físicas e jurídicas, têm proibido criar dinheiro, ainda que seja com algum contravalor.

Como se liquida um banco?

Os 100.000 milhões de euros para resgatar os bancos espanhois da sua insolvência (que não da sua falta de liquidez) vêm precedidos do já bem conhecido (primeiro) pacote de condicionalidades destinado a carregar ainda mais a classe assalariada com o peso de suster o Estado através da fórmula do - por +. Uns 60.000 euros em recortes: nenhum referido a gastos militares (nem aos efetivos, uns 200.000, nem aos programas especiais de armamento: uma hipoteca de 29.000 milhões de euros a 30 anos contratada em 2010 pelo Ministerio de Defensa); ou às exenções fiscais à Igreja cujas atividades não se vão ver afetadas pela suba do IVA nem pela anterior suba do IBI (dos valores de referência cadastrais com os que se calcula), basicamente porque está isenta de pagar estes e outros impostos.

O campo profundo da monarquia espanhola

No mês passado e num período de menos de 10 dias o foco mediático, internacional primeiro e arrasto o estatal depois, apontou para a monarquia espanhola, colocando na agenda da propaganda infantilizadora três itens: menor de 14 anos dá um tiro de espingarda num pé, correios eletrónicos em poder do sócio de Urdangarín nos que pretensamente o monarca faz de mediador nos contratos do genríssimo, e paquidermicídio (mais um) régio de luxo pré-rotura óssea.

Furto e defraudação em Compostela

Às vezes a retórica atordoante e interesseira que rodeia o ordenamento jurídico do Estado de direito, só apta para altos funcionários do sistema ou por volta do sistema, deixa à vista os duplos (ou múltiplos) estándares que o sustentam.