Artigos de Iolanda Mato

Fusionar ou desagregar

O quê têm em comum o Secretário de Organização do PPdG e alcaide de Lalim José Crespo, o Co-vozeiro de Anova, alcaide de Teu e candidato à alcaidia de Compostela Martinho Noriega (numa lista apoiada também por Podemos, IU e Equo), os coordenadores do PSOE da Crunha e Arteijo, os responsáveis de UPyD em Ferrol e Narão, os do BNG em Alfoz e Valadouro ou o candidato de C21 em Tui Carlos V. Padim? Tic, tac, tic, tac, ... Simples: todos eles apoiam a fusão de municípios seguindo a doutrina estabelecida polo Partido Popular na sua demolidora “Lei de racionalización y sostenibilidad de la Administración Local” que, entre outras cousas, tornou papel molhado as atribuições galegas sobre o reconhecimento da personalidade jurídica das nossas paróquias.

Lousame nunca existiu. Viva Lousame!

É curioso que a organização política que se vem pronunciando publicamente contra a anexação de Lousame por parte de Noia, o Partido da Terra, seja precisamente a única organização que defende que são as paróquias e não os municípios as estruturas mais apropriadas para o nosso autogoverno.

C.P.: Código Paroquial

Como explicar a alguém de Madrí o que é uma aldeia e uma paróquia? Não é brincadeira, é um suplício polo que quase sempre acabo por passar quando pretendo fazer qualquer pedido que venha por transporte urgente.

E ti, saes do clube?

Uma das poucas cousas que gosto de ver na televisão é a previsão do tempo. Mas não qualquer um: sempre que posso miro o da TVG. Não é que me resulte especialmente atractivo, nem o faço porque falem galego (se for por isso, não a veria nunca!): mais bem todo o contrário. Acho que acabei com tanta teima com os “homens e mulheres do tempo” da TVG que preciso continuar a ver, de quando em vez e mesmo que raramente dá no certo no que à minha comarca diz respeito, para me convencer, ainda mais, do que sempre pensei que lhe estava a fazer esta caixa parva à minha língua. Ou talvez seja puro masoquismo... O facto da aniquilação toma força na minha cabeça quando começo a ver essa “Televisión de Galicia”.

Untamiento

Na aldeia somos seis casas, em total 31 vizinhos e vizinhas. Por fortuna seis têm menos de 10 anos. A notícia das conversas para anexionar as paróquias de Lousame à vila de Noia não surpreendeu a ninguém, mas o rechaço foi unânime. Não porque tenhamos particular apego identitário ao concelho, que não deixa de ser uma amálgama artificial de paróquias tão variopintas como Fruíme, no Vale do rio Beluso, orientado para a ria d’Arouça; ou Cambonho, que dá para a vertente norte da Serra do Barbança.

Trombose

Vou-vos contar um caso que me aconteceu o ano passado. O conto até seria engraçado se não fosse polo drama que carrega. O drama da protagonista é o drama da nossa terra.