Alguns fitos das eleições: Sánchez, Vox e BNG

Nas eleições dos 10 N produziram-se alguns fitos ou acontecimentos salientáveis que atiraram a atenção da cidadania: um foi a afirmação de Pedro Sánchez de que a procuradoria (fiscalia) depende do governo por ser este quem o nomeia, e isto seria, segundo ele, o que lhe permitiria repatriar a Puigdemont e entregá-lo à justiça.

Por Ramón Varela | Ferrol | 14/11/2019

Comparte esta noticia
Estas afirmações foram também emitidas pola vice-presidenta do governo em funções, Carmén Calvo. Perante semelhantes declarações saíram em tromba vários dirigentes políticos unionistas a criticá-las por considerar que punham em questão a independência da justiça espanhola da que tanto gostam cacarejar Eu publicara um artigo o 15/10/2019, titulado: Divisão de poderes,  no que dizia o mesmo que estes dous políticos socialistas e vi-me, naturalmente, interpelado e indiretamente criticado. A minha argumentação baseava-se em que não se pode considerar independente um órgão que é nomeado, neste caso, por políticos, pois sempre dependerá dos seus eleitores.
 
Sigo mantendo com toda firmeza, e agora reforçada, a opinião de que na Espanha do regime do 78 não existe uma verdadeira separação de poderes, e que, por tanto, Pedro Sánchez e Carmen Calvo têm mais razão que um santo e vêm ratificar as minhas declarações de que na Espanha existe uma autêntica colusão dos poderes legislativo, executivo e judicial, por muito que isso infirme a pretensão de Pedro Sánchez de repatriar a Puigdemont, porque os tribunais europeus podem constatar por boca dos dirigentes espanhóis que aqui não terão um juízo justo, senão que já todo está amanhado de antemão por um poder executivo conchavado com o poder judicial, que segue as suas consignas.
 
Seguindo o adágio «diz-me de que presumes e dir-te-ei de que careces», quando um poder político pode ser mal visto por carecer de algum requisito necessário para ser considerado uma democracia homologável com os países dos seu entorno, o que costuma fazer é precisamente acrescentar a propaganda para intentar aparecer como o que não é. Isto é o que aconteceu antes com a Marca España e com a sua sucessora, Espanha Global, que é um órgão governamental para difundir a imagem favorável, naturalmente distorcida, de Espanha, polo mundo, perante o deterioro sofrido pola deficiente gestão do problema catalão, e ao mesmo tempo, desacreditar a imagem transmitida pola dissidência política. É o que acontece também com as declarações dos dirigentes de VOX quando recalcam os traços de liberdade e democracia do seu projeto político, fascista e ditatorial.
 
A conclusão é que realmente Pedro Sánchez e Carmen Calvo têm razão quando afirmaram que o governo controla a procuradoria, do que se conclui que em Espanha não existe separação de poderes. Então qual foi o seu falho? Foi simplesmente que véu botar por terra a propaganda dos partidos unionistas que não se cansam de falar de estado de direito e de autêntica divisão de poderes. Neste caso, optaram pola verdade frente à propaganda e infirmaram a mensagem propagandista transmitida a través dos mídia. Esse e não outro foi o seu deslize perante os demais unionistas, que motivou que o Presidente se apresentasse perante os mídia “amigos” para emendar o seu desvio.
 
O Conselho de Europa em comunicação transmitida polos mídia o dia 13/11/2019, critica a politização da justiça na Espanha e de que não se cumprem as suas recomendações sobre a corrupção, e “especialmente no tocante à eleição do Conselho Geral do Poder Judicial e os altos cargos da judicatura espanhola”; e exige-lhe “ao governo de Pedro Sánchez que «formalice» a publicação de comunicações com a procuradoria”. Portanto, o primeiro Sánchez tem razão, enquanto que o segundo acomoda-se à propaganda oficial.
 
O partido ultra-nacionalista espanhol VOX apresentou-se às eleições com dous pontos cardinais: a) Garantir a sagrada unidade da nação espanhola, pátria comum e indivisível de todos os espanhóis, incluindo nela os que não se consideram espanhóis, como os bascos e os catalães, ou seja, que são espanhóis os que se sentem como tais e também os que manifestam sentimentos distintos, e o que cumpre é espanholizá-los velis nolis (queiras ou não), sendo bem-vinda toda a violência psicológica precisa para conseguir este fim, e b) A sua política social e laboral antiglobalização. O seu ascenso foi notório, logrando encurralar a C’s e defenestrar ao seu chefe Alberto Rivera, adail do chauvinismo espanholista mais serril e fortemente hostil aos povos diferenciados do Estado espanhol, no que se resumia todo o seu programa, por considerar os seus votantes habituais que VOX os representava melhor e dum modo mais autêntico. O clima de efervescência anticalanista, com o seu slogan «a por eles», e a política hostil e demagógica, praticada polo PP com Catalunha com motivo da aprovação do seu estatuto de autonomia, contribuíram a incrementar a crispação contra Catalunha e colateralmente contra todos os demais povos do Estado espanhol, e também seria VOX quem mais concentrou esse voto. Por outra parte, cumpre ter presente que os votantes unionistas são muito mais numerosos que os das nações periféricas e quem o partido de âmbito estatal que não cultive esse voto corre o risco de ficar despendurado na carreira eleitoral. 
 
A sua política social e antiglobalização e anti-imigração contribuiu também a aglutinar uma camada social heterogênea de votantes que são vítimas da globalização por ver-se obrigados os trabalhadores a competir polo posto de trabalho com pessoas forâneas recém chegadas, e as pequenas empresas na venda dos seus produtos com as multinacionais e estas com aquelas que fabricam em países que têm umas condições de vida muito distintas: salários muito mais baixos, menos direitos laborais, custo da vida muito barato, etc. Este movimento antiglobalização foi o que contribuiu também ao ascenso ao poder de Trump ou de Bolsonaro. Os culpáveis de todo isto são o desenho atual da globalização e os tratados comerciais internacionais impostos polas oligarquias aos povos com condições socioeconômicas e laborais muito dispares. Esse é um reto muito importante que têm perante si o novo governo, porque esse voto antiglobalização engloba a muitos setores que habitualmente votam a partidos de esquerda, e devem ter presente que em situações de mal-estar socioeconômico os votantes podem preferir uma opção que os proteja economicamente frente a outra que se apresenta como mais democrática e respeitosa com os direitos humanos individuais de procedência liberal.
 
Outro fito destacável destas eleições foi o retorno do BNG ao Congreso dos Deputados com um deputado, Nestor Rego. É muito importante para Galiza, porque lhe dá visibilidade a nível estatal, e por isso merece os nossos parabéns. Galiza, sem dúvida, sairá ganhando porque o seu voto pode contribuir à governabilidade do Estado a câmbio de contrapartidas para este país. É, contudo, um resultado que cumpre melhorar em próximos processos eleitorais, para que o nosso povo se vaia aproximando aos bascos e catalães. A imagem desta formação melhorou sensivelmente nos últimos tempos e vê-se como um partido sério e unido, que contrasta com a imagem que dão partidos como Anova ou Em Maré.

Imaxe dso cinco candidatos nacionais ao 10N: Pedro Sánchez (PSOE), Pablo Casado (PP), Albert Rivera (Cs), Pablo Igrexas (Unidas Podemos) e Santiago Abascal (Vox)
Imaxe dso cinco candidatos nacionais ao 10N: Pedro Sánchez (PSOE), Pablo Casado (PP), Albert Rivera (Cs), Pablo Igrexas (Unidas Podemos) e Santiago Abascal (Vox)
Comparte esta noticia
¿Gústache esta noticia?
Colabora para que sexan moitas máis activando GCplus
Que é GC plus? Achegas    icona Paypal icona VISA
¿Gústache esta noticia?
Colabora para que sexan moitas máis activando GCplus
Que é GC plus? Achegas    icona Paypal icona VISA
Ramón Varela Ramón Varela trabalhou 7 anos na empresa privada e, a seguir, sacou as oposições de agregado e catedrático de Filosofia de Bacharelato, que lhe permitiu trabalhar no ensino durante perto de 36 anos.