Bem-aventurados os pobres

O evangelho de Lucas 6, 20: recolhe como primeira bem-aventuranças de Jesus: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus”, mas a versão de Mateus 5, 3, é ligeiramente distinta: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”.

Por Ramón Varela | Ferrol | 23/04/2020

Comparte esta noticia

Ser pobre está mal, mas se lhe dizem a um que é pobre de espírito já colhe uma depressão da que pode necessitar tratamento intensivo. Esta é a razão pola que algumas versões da Bíblia em vez de pobres traduz humildes, apesar de que a palavra grega não autoriza esta licença. Disto não cabe dúvida de que Jesus estava da parte dos pobres, se bem, tarde me lo fiais, a gratificação é em diferido e têm que esperar ao reino dos céus. Estas manifestações complementam-se com outras nas que Jesus disse: “Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar polo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus” (Mt. 19, 23-24). A decisão salomônica de Jesus é permitir que os ricos triunfem neste mundo e sofram no de ultra-tomba, e os pobres que se enfastiem agora e que gozem mais tarde.

Quando a igreja começa a expandir-se e entram nela pessoas de todas as condições, buscou um acomodo para permitir que os ricos desfrutem tanto neste mundo como no próximo, que consistiu em mudar a pobreza real, presente no texto de Lucas, pola pobreza fictícia ou pobreza de espírito. Agora a pobreza vai entender-se como desprendimento psíquico dos bens, que é uma saída ambígua e ademais incontrastável, e que lhe permite à igreja meter no céu a quem lhe interesse, defendendo ao mesmo tempo a mística da pobreza, que não compromete a nada na prática. Agora os ricos ficam liberados do fundo das agulhas e já podem entrar no céu em tropel e por auto-estrada, sempre, naturalmente, que paguem a portagem fixada para estes casos, e contribuam com doações ao banco de alimentos ou com alguma esmolinha para os mendigos de turno.

Vem isto a propósito das declarações de Luís Arguello, secretario de CEE (Conferência Episcopal Espanhola) nas que manifestou que está a favor do ingresso mínimo vital para as famílias necessitadas, pola crise do coronavirus, mas não de forma permanente porque poderia retirar do horizonte das pessoas pensar em realizar um trabalho e provocar que amplos grupos de cidadãos acabem vivendo de maneira subsidiada. Ou seja, que o porta-voz da CEE não quer que outros desfrutem a partir de agora de maneira permanente dos mesmos privilégios que eles vinheram desfrutando desde o século IV, em que a Igreja se converteu numa associação parasitária do Estado, que a dotou de favores a eito e de dumping fiscal e social, que se impõe coativamente a toda a sociedade, incluso aos que dissentem do seu ideário e de que o produto que vendem está cada passo mais desvaliado. Hoje somente setores muito  minoritários consideram que uma crise como a do coronavirus se soluciona com jaculatórias rituais, responsos, golpes de peito ou rogando a Deus compulsivamente para que nos libere desta praga. Quando em 541 teve lugar a peste bubônica, em 1300 a peste negar ou em 1918 a pandêmica de gripe, a gente agrupava-se nas igrejas para rezar, mas o único que conseguiram foi incrementar os contágios. Milhões de pessoas deixaram a vida no intento.

Pobreza infantil.
Pobreza infantil.

Ao ritmo que vamos, com a robotização crescente da economia vão eliminar-se milhões de postos de trabalho, deixando no paro a uma imensa quantidade de pessoas, mas as empresas somente podem subsistir se a gente compra os produtos, o qual pode aconselhar que a gente trabalhe muitas menos horas e incluso que muita gente tenha que viver subvencionada e atuar somente como consumidor, e, portanto, como um agente subsidiado, que tampouco seria novo, pois Roma já entregava gratuitamente aos seus cidadãos “panem et circenses”, pão e circo. Parece que esta solução não lhe agrada aos clérigos, porque não querem que outros tampouco realizem um trabalho produtivo e se convertam em membros passivos da sociedade. Que solução arbitram os clérigos se esta previsão se cumpr

Comparte esta noticia
¿Gústache esta noticia?
Colabora para que sexan moitas máis activando GCplus
Que é GC plus? Achegas    icona Paypal icona VISA
¿Gústache esta noticia?
Colabora para que sexan moitas máis activando GCplus
Que é GC plus? Achegas    icona Paypal icona VISA