Artigos de Eliseu Mera

O meu filho deixou de falar galego

Suponho que resulta familiar ouvirmos esta frase -especialmente em ambientes urbanos- a famílias decepcionadas poucas semanas depois de a sua filha ou filho começar a ir à escola, pois, o mínimo a que deveríamos aspirar é às crianças poderem falar na língua transmitida por pais e mães. Contudo, desde que começou a caminhada autonómica há quase quarenta anos continuamos a estar no mesmo cenário, e a pergunta continua a ser a mesma: que se pode fazer?

Carvalho Calero olímpico

Recentemente mencionei neste meio os motivos polos quais achava que conceder Carvalho Calero o Dia das Letras 2020 era um motivo de alegria e de esperança. Infelizmente, esta festa está a ser uma das numerosíssimas vítimas colaterais da pandemia do Covid-19.

Annuntio vobis gaudium magnum

Esta frase, com que o cardeal protodiácono anuncia o nomeamento de um novo Papa, bem poderia ter sido pronunciada polo presidente da RAG, Víctor Freixanes, ao comunicar a dedicação do Dia das Letras 2020 a D. Ricardo Carvalho Calero.

Galiza bilíngue (II)

Depois da publicação do inquérito do Instituto Galego de Estatística (IGE) de 2018 que reflete as percentagens de uso da nossa língua nas diferentes faixas etárias encontramos diversas reações. No governo galego aplaudia-se que se registasse uma certa recuperação no número total de falantes. No entanto, a maior parte das análises assinalavam a forte queda em menores de 15 anos de idade, tendência que, se continuasse, provocaria a quase total extinção do idioma em poucas décadas.

Galiza bilíngue (I)

Perder nunca é agradável, nem sequer uma discussão de bar. Deixar o galego esmorecer no nosso país com a sensação de que não se pode fazer nada é deprimente. E perder o debate da língua cedendo os argumentos mais potentes a quem quer acabar com ela é absolutamente patético.

A equipagem está pronta

Há uns dias, pudemos ler uma interessante entrevista ao presidente da RAG, Víctor Freixanes. Embora algumas das suas respostas fossem criticadas por pessoas do âmbito do reintegracionismo -com argumentos com que eu concordo totalmente- houvo várias afirmações suas que, na minha opinião, não recebêrom o interesse devido.