O máis valioso não está no mercado

Joshua Bell, o violinista mais famoso do mundo, entrou há uns anos no metro de Washington, tirou do estojo o seu violino, valorado em 3,5 milhões de dólares, e esteve tocando durante algumas horas. Os seus benefícios ascenderam a 32,17 dólares, quantidade que está a anos luz do que ele cobra por concerto.

Por Xosé Morell | Vigo | 11/12/2013

Comparte esta noticia
Bell demostrou que as cousas mais importantes (a arte é uma delas) não se podem valorar nos parâmetros do mercado. No entanto, esse é o critério que impera, por exemplo, em cousas tão básicas para nós como a alimentação ou a energia, que deixamos concentrar em mãos de multi-nacionais de distribuição e oligopólios que entreveram poder económico e político.
 
Mas na Galiza ainda nos resistimos a entregar por completo o mais valioso da vida, que são as cousas de comer. Na altura que o Estado espanhol se encontrava em pleno desenvolvimentismo, prosperaram entre nós as economias mistas ou simbióticas. Frente um modelo industrial e urbano puro, que a Espanha baseara numa peseta desvalorizada e uma mão de obra barata, Galiza desenvolveu também em paralelo pequenas explorações familiares e paroquiais, continuando a nossa melhor tradição histórica. E ainda que esse mundo ficou fora do desenvolvimento oficial e mesmo da cultura oficial, é o mais autêntico de nosso, como bem captou uma agência de publicidade para uma conhecida cadeia galega de supermercados, numa campanha que também visualiza o plus de resistência (e estoicismo) do País frente a actual falência do sistema capitalista.
 
Com efeito, apesar do informe que a passada semana publicara a consultora PwC (um dos melhores exemplos da porta giratória que há na Espanha) situando idilicamente em 2035 o apogeu da economia espanhola, não é preciso ter dotes proféticas para constatar que o capitalismo se dirige ao colapso, com uma concentração cada vez maior da riqueza em poucas mãos, e umas fontes de energia fóssil finitas e cada vez mais caras, cujas alternativas de exploração industrial não têm ainda a taxa de retorno que as façam rendíveis,
Frente este facto incontrovertível, o pensamento da esquerda clássica continua sem dar uma resposta adequada à realidade e, particularmente, à realidade do nosso país, pois considera a economia industrial e competitiva como a única capaz de produzir riqueza, e esta apenas como material. Por isso considera que o Estado deve ser forte, e garante único de serviços públicos (isso sim, com uma crescente dívida soberana), para o qual é preciso proletarizar toda a população.
 
Mas na economia real, a que tem futuro, já está a cair o mito da produção e consumo ilimitados, e o sector secundário ou industrial não se pode considerar já a base do sector terciário ou de serviços. Do mesmo jeito, a produtividade hoje não se mede já em horas presenciais de trabalho. Abre-se passo uma nova cultura que reformula de baixo para acima o próprio conceito de trabalho. Não no sentido de "re-distribuição de um bem escasso", mas inclusive de novas políticas efectivas de recursos humanos nas empresas mais avançadas, algo que teria muito a complementar com as nossas economias mistas. Por exemplo, a iniciativa de "trabalhar menos" parte agora de empresas com mentalidade "start up" que querem captar e reter os melhores profissionais. Os seus empregados saem do escritório a horas sensatas e desfrutam das fins de semana. Essa mentalidade valoriza as ideias e a iniciativa e, porém, são inimigas do presentismo. Assim o verificam os informes das consultoras internacionais de maior prestígio como Norman Broadbent, isavia, Mobile4you ou Korn Ferry.
 
Por outro lado, o Estado já não pode ser quem assume e suporta todos os serviços públicos. Não se trata de fazê-los privados, pois já são privados, ao serem as grandes corporações e capitais as que os controlam, financiam e se lucram. Trata-se de que as comunidades de base (o que entre nós são as paroquias e bairros) tenham competências para se governarem e as pessoas dediquem a isso o seu tempo. Assim fazem países da nossa contorna como a Inglaterra, Gales ou a Suíça, com modelos mais sustentáveis de governo e serviços públicos. A tendência será, portanto, uma descentralização real do poder que está justo na linha oposta ao reforço do Estado, através da eliminação de entidades locais menores e a redução da representatividade, que pretendem os actuais governos autonómico e estatal.
 
A economia é importante de mais para deixá-la em mãos de economistas. E a política é importante de mais para deixá-la em mãos de políticos profissionais. Um novo conceito de ambas as duas é necessário e urgentemente demandado. O próximo dia 21 terá lugar em Segurde a Assembleia Geral do Partido da Terra, o qual porá em andamento uma estrutura interna de Mancomunidade que revolucionará por completo a política galega e de além. O conceito de partido político centralizado como intermediário da vontade e da responsabilidade das pessoas que deu lugar à chamada democracia representativa dá passo a um conceito novo de partido político aberto, como plataforma para que as comunidades reais, as associações de vizinhos, as comunidades de montes, façam livremente as listagens do PT e coloquem nelas as suas pessoas candidatas com vistas já nas próximas eleições municipais. Estas candidatas apenas deverão adquirir em escritura pública dous compromissos. O primeiro é que o dever de obediência será não ao partido mas a cada assembleia aberta, polo que pouco importa o posto na lista ou mesmo a capacitação técnica. O segundo tem a ver com isto último, pois consiste em não fazer da política uma carreira, pois deve deixar de ser uma profissão. A profissionalização e a capacitação técnica é cousa das profissionais em cada matéria, que devem fornecer da informação necessária a cada assembleia, que é quem toma as decisões. À política e às instituições ira-se a representar a vontade dos outros e não a trabalhar ou manipular para convencer da própria. Aliás, ao não ser a representação institucional um trabalho, não tem de ser remunerado, para além das horas que lhe pudesse restar à própria actividade profissional. A democracia poderá, portanto, ser uma democracia real e autêntica.
 
Com efeito, o mais valioso que temos é a liberdade. Demasiado valioso para estar a fazer parte do mercado eleitoral. Em Segurde haverá sábado 21 o começo duma revolução silenciosa. Pode ser que, do mesmo jeito do que o concerto de Bell, passe desapercebido para os consumidores passivos de política, e que os bem-pensantes e jornalistas do sistema vejam só hippies ou ácratas a tocar o violino e passem de longo. Mas, com certeza, será o começo de um novo tempo no que as cousas que são realmente valiosas para nós já não nos serão arrebatadas.

Comparte esta noticia
¿Gústache esta noticia?
Colabora para que sexan moitas máis activando GCplus
Que é GC plus? Achegas    icona Paypal icona VISA
¿Gústache esta noticia?
Colabora para que sexan moitas máis activando GCplus
Que é GC plus? Achegas    icona Paypal icona VISA
Xosé Morell Nado em Vigo. Licenciado em Filologia galego-portuguesa e Hispânica. Master en Direção Comercial e Marketing pola EN Caixanova e en Direção Financeira e Contábil pola Universidade Autónoma de Barcelona. Atualmente em negócios de exportação. Padroeiro da Fundação Isla Couto. Foi Porta-voz no Parlamento da Galiza da ILP Valentim Paz Andrade para os vínculos da Galiza com a lusofonia aprovada e feita lei por unanimidade em 2013.