Artigos de Xosé Morell

O diagnóstico do galego

Quando a geração das nossas crianças tenha a nossa idade, de continuarem os hábitos linguísticos atuais, menos do 25% da população será galego-falante sequer ocasional. Como diz o secretário da Real Academia Galega (da língua?) "o futuro do galego está fora do nosso controlo".

Podemos?... Ou Pode o Estado?

A República de Sudáfrica com o governo e liderado de Nelson Mandela realizou uma transição exemplar desde o inaceitável sistema de apartheid e segregação a um sistema político no que a verdade e o perdão deram lugar a uma nação unida. Na Sudáfrica post-apartheid negros e brancos torceram com um mesmo coração e uma mesma alma pola sua equipa de rúgbi até se coroarem como campeões do mundo.

"Ao Cesar o que é do Cesar": uma hermenêutica cristã do poder

Esta frase do Evangelho de Mateus foi tradicionalmente utilizada para justificar a necessária não interferência directa da religião nos assuntos políticos temporais. Mas se situarmos os factos no seu contexto histórico para os interpretar e os valorar no presente, a frase pareceria indicar o contrário. Não só estaria a aprovar o pagamento de impostos, desde uma posição de neutralidade a respeito da ocupação romana, mas ainda se diria que está a constituir um mandato de contribuir ao "bem comum", é dizer, legitimaria a sociedade regida polo Império Romano e estabelecida segundo uns mecanismos que hierarquizam as relações humanas: a primeira "solidariedade" devia ser cara à Metrópole colonizadora (Roma) contribuindo com impostos e escravos ao mantimento e esplendor do centro do universo, à sua burocracia, à sua estrutura de dominação, e por suposto, ao seu exército. Em troca, todos os povos dominados haviam de ser redimidos pola cultura "superior" criada em Grécia e implantada polas legiões.

A ética nas organizações empresariais

Na ética profissional e o Managing contamos com uma figura ainda não bem reconhecida na Espanha (sim internacionalmente) como é o Professor Javier Fernández Aguado. O seu último contributo com um estudo do Managing no Terceiro Reich é diretamente impressionante. Aguado criou uma nova e original linha de análise dos modos de direção das empresas -tanto a nível teórico como em Consulting- que parte de dous factos: que a direção se deve fazer com objectivos a longo prazo (direção por hábitos) e uns valores estáveis; e que as organizações podem dar lugar a umas estruturas corruptíveis apenas polo facto de serem organizações.

Vigo: "Moramos numa cidade formosa"

Esta é a palavra-de-ordem que emprega o governo municipal para vender a sua gestão. Uma gestão que consiste ultimamente em "humanizar" a cidade com atuações de restauração de passeios (beira-rua é uma palavra inventada para substituir à castelhana "acera") e remodelação da sede do negócio televisivo gerido polo Celta de Vigo.

O máis valioso não está no mercado

Joshua Bell, o violinista mais famoso do mundo, entrou há uns anos no metro de Washington, tirou do estojo o seu violino, valorado em 3,5 milhões de dólares, e esteve tocando durante algumas horas. Os seus benefícios ascenderam a 32,17 dólares, quantidade que está a anos luz do que ele cobra por concerto.