Amor e identidade

Todos sofremos de problemas de identidade: as pessoas e os países. E nisso somos todos iguais. Portugal sofre da crise de identidade do que já foi e do que ainda queria vir a ser. Hoje continuamos sempre a querer ser outra coisa: a querermos ser americanos, finlandeses, russos (tudo menos espanhóis que nós os portugueses somos muito melhores que os espanhóis). Os meus irmão galegos, pelos menos com o meu olhar, também sofrem das suas crises de identidade: não querem ser espanhóis, sentem a sua língua e culturas ameaçadas, e por isso sentem-se tantas vezes aprisionados na sua descoberta da identidade.

Por Bernardo Ramírez | Lisboa | 27/01/2010

Comparte esta noticia

Felizmente ou infelizmente os media e a internet vieram criar outro problema grave de identidade. A proximidade do mundo, a chamada aldeia global, veio aumentar a quantidade de possíveis identidades e o desejo de sermos, cada vez mais, o que vemos na TV ou o que vemos na internet. De alguma forma todos queremos ser os americanos, todos queremos ser o Jack Bauer, a Scarlett Johansson, a Oprah ou o Clooney.
 
Acreditamos, mesmo que na fronteira do inconsciente, que existe um país onde é tudo cor-de-rosa. Onde podemos parar o tempo para fazer o que queremos, onde toda a gente é bonita e famosa, onde toda a gente aparece nos jornais e nas revistas, onde as pessoas podem ir sempre comer fora, onde todos trabalham, têm saúde de ferro ou são tratados no Mercy Hospital pelo Dr. House.
 
E por isso o nosso país, a nossa região, a nossa cidade e o nosso mundo são uma treta. Infelizmente, na grande maioria, vivemos sempre o sonho de querer ser outra coisa, porque o que somos não presta ou não é suficiente. Todos queremos algo diferente.  (Não é que ser melhor não seja importante e saudável,mas amar o que somos é igualmente importante.)
 
Esse romance distante do que podemos ser e não somos também nos leva a querer ajudar as vítimas do Katrina, do Haiti, ou qualquer outra crise e problema distante, mas sempre ignorantes da nossa vida, dos nossos vizinhos, dos nossos amigos, da nossa rua, dos inúmeros problemas e dificuldades que ocorrem tão perto de nós.
 
Ser galego, ou ser português, é uma honra. Vivemos em países abençoados, prósperos, cheios de gente que vive sem fome, que têm família, que não temem guerras, nem ataques terroristas, zonas geográficas cheias de boa comida e de boa gente. E passamos muito tempo sem celebrar essa felicidade.
 
Por isso hoje convido-vos a olhar para vocês, e para a vossa região, com alegria renovada. Procurar as coisas que vos fazem feliz e celebrar com alegria essa felicidade.
 
Que sejamos todos um pouco apaixonados por nós, e pelo que nos rodeia e que com isso possamos dizer: que bom é ser galego, que bom é ser português.

Comparte esta noticia
¿Gústache esta noticia?
Colabora para que sexan moitas máis activando GCplus
Que é GC plus? Achegas    icona Paypal icona VISA
¿Gústache esta noticia?
Colabora para que sexan moitas máis activando GCplus
Que é GC plus? Achegas    icona Paypal icona VISA
Bernardo Ramírez Bernardo Ramirez nasceu en 1974 en Faro. É apaixonado pelos seres humanos e pela vida. Formou-se em Constelações Familiares e em Constelações Organizacionais. Desenvolve em parceria o projecto “ Pedagogia Sistémica” (porque o sistema escolar representa o futuro). Tem um portal onde fala das Constelações, da Comunicação e da Tecnologia. Tenta ser estudante permanente e interessa-se por temas de Desenvolvimento Humano, da Comunicação e pela Tecnologia em geral. Formou-se em Comunicação e Novas Tecnologias.