Artigos de Ramón Varela

Espionagem aos independentistas

A espionagem aos independentistas produziu uma grave crise política na que se enfrentam, por uma parte, os partidos do 155 + Vox e, pola outra, Podemos e os independentistas.

Reforma do direito internacional

O direito tem como função regular as relações que podem ser conflitivas entre os seres humanos individuais, entre os povos, e entre estes e os demais animais, as plantas e os seres inanimados. Pretende substituir ao direito do mais forte, baseado no mero recurso á força bruta, que se condena com a expressão: «não há que tomar a justiça pola própria mão». Está encostado polo recurso á força, se for necessário. Nisto diferencia-se o direito da ética, já que esta somente se encosta nos remorsos da própria consciência.

Menos mal que nos queda Portugal!

Algumas pessoas consideram que cambiar a ortografia da nossa língua, assemelhando-se mais a modalidade que se desenvolveu além Minho e não ao espanhol, seria próprio dos que querem fugir do âmbito espanholista para cair nas garras do lusismo, e inclusive alguns pretendem que o que cumpre é ter uma normativa própria, independente das duas, que até o momento presente não se realizou, salvo que se lhe chame assim ao feito de criar palavras artificiais, como “respecto”, que nunca ninguém pronunciou nem pronuncia no nosso pais, ou recorrer a diferencialismos artificiais derivando as palavras do nominativo latino, como tempada, quando o normal é fazê-lo a partir do genitivo, como em temporada, jurídico, etc.

A liberdade liberal

A liberdade pode ser entendida dum modo negativo, como ausência de impedimentos, de obstáculos para obrar, que se traduz à linguagem corrente na frase «que cada um faça o que lhe dá a ganha»; neste sentido, um prisioneiro não é livre de passear pola cidade e o escravo está submetido ao seu amo.

Outra mensagem real

Elegeu-se o dia 24 de dezembro para o discurso do rei porque é um dia entranhável e ao pôr o discurso esse, a Casa Real intenta apropriar-se deste caráter entranhável fazendo passar a monarquia também como algo entranhável para os cidadãos. Mas isto é impróprio porque a monarquia espanhola é filha da ditadura mais sanguinária que regeu os destinos disso que se chama Espanha, e nunca foi legitimada polo voto popular.

Precursoras medievais do feminismo: as beguinas

O que se pode fazer um movimento inovador e a sua sorte depende do contexto sócio-histórico no que tem que desenvolver-se.

Uma normativa prejudicial para o galego

Promover ou utilizar uma normativa ou outra para uma língua não tem que ver com as qualidades morais pessoais dos que a promovem ou sustentam, senão com posicionamentos político-culturais acertados ou desacertados; e eu considero que a eleição da normativa atual do galego é muito desacertada. Quando eu comecei a utilizar a normativa do galego internacional ou reintegrado, aludi a que era uma questão política, igual que a minha própria, se bem considero que a minha opção é muito mais favorável para o devir do nosso idioma.

A espiritualidade cristã

Dizia Marx que somente sabia uma cousa, que era que ele não era marxista, e quiçá Jesus diria o mesmo se vivesse nos nossos fias.