Artigos de Ramón Varela

As moças provocativas vão ao inferno

O bispo de Alcalá de Henares quer quadrar o círculo no tema da sexualidade e pede-lhe às moças que «se vistam à moda, mas não provocativas» para «salvar-se do inferno». Com este conselho manifesta uma vez mais a misossexualidade, o desprezo do sexo, dos clérigos cristãos, sempre onipresente ao longo da história. Ele quer que as moças vistam à moda, mas a moda é criada polas moças ou polas grandes modistas e modistos com os seus desenhos de temporada? Acaso João Antonio Reig Pla viu as moças desenhando e cosendo os seus modelitos ou reduzem-se a comprar os modelitos que lhe vêm impostos por outros?

Subordinados aos subordinados

O governo de Espanha que formou Pedro Sánchez depois das últimas eleições tem mais ministros que nenhum da democracia, se excetuamos os de Adolfo Suárez que chegaram a ter 24 ministérios polos 23 de Pedro Sánchez. E quais são as razões que justificam um governo tão numeroso no país mais «descentralizado do mundo» se damos crédito aos seus paladins, enquanto que Adolfo Suárez governava o país mais centralizado do mundo?

Sánchez ressuscitou a Javier de Burgos

Corria o ano 1833 quando, a imitação da divisão departamental francesa, por decreto de 30/11/1833 o ministro no governo de Cea Bermudez, o afrancesado granadino Javier de Burgos cria a divisão territorial de Espanha em 49 províncias. O reino da Galiza desapareceria como tal para converter-se nas províncias de A Corunha, Lugo, Ourense e Pontevedra. Os Reinos perdem qualquer poder real e o poder real passa a subdelegados provinciais do ministério de Fomento a quem lhe exporão as necessidades da província para que desde Madrid decidam e executem o que cumpre fazer. A reação contra esta divisão territorial não se fez esperar e em 1846 surge na Galiza o provincialismo, para defender a entidade da Galiza como entidade de seu.

Bem-aventurados os pobres

O evangelho de Lucas 6, 20: recolhe como primeira bem-aventuranças de Jesus: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus”, mas a versão de Mateus 5, 3, é ligeiramente distinta: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”.

Os derrotados da crise

Quem ia pensar que a humanidade inteira ia estar num brete por um minúsculo organismo de entre 50 e 70 milimícrones, sendo um milimícron a milésima parte dum mícron, e este a milésima parte dum milímetro, o qual indica que o milimícron é a milionésima parte dum milímetro...

Sustentação da monarquia

Se o número de reis e rainhas fosse um indicativo de eficiência e bom funcionamento dum sistema político, Espanha seria o melhor país do mundo, mas como o regime do 78 funciona francamente mal, já sabemos que nem o número nem a qualidade dos seus chefes de Estado têm nenhum mérito a este respeito. De igual modo poderíamos afirmar que se o número de aforamentos fosse um indicativo do bom funcionamento da justiça, Espanha teria o melhor sistema político do mundo, mas como a justiça, nos seus níveis superiores, funciona muito mal, logo também algo pode ter que ver os sistema de aforamentos e a eleição dos juízes.

A eutanásia segundo a CEE

Li um artigo do meu amigo Torres Queiruga, titulado «A eutanasia, cuestión humana» e realmente fiquei surpreendido porque considerava que o seu pensamento se desmarcava do posicionamento da igreja oficial e que oferecia algo novo ao pensamento teológico galego atual, especialmente em temas muito próprios dos nossos tempos, como é o da eutanásia,mas fiquei decepcionado ao ver que coincide com o documento da Conferência Episcopal Espanhola «Semeadores de Esperança», ao que remite os leitores. O que vou dizer, portanto, refere-se tanto a um como à outra.

Humilhação da justiça espanhola!

O Conselho Geral do Poder Judicial pediu mesura a Pablo Iglesias por ter afirmado que os tribunais europeus humilharam aos tribunais espanhóis nas sentenças relacionadas com o procés, e pedem que não sejam utilizados politicamente.